UnB Agência
COMUNIDADE - 17/03/2011
Desocupação da CEU está suspensa
Nova reunião definirá prazo para que estudantes saiam do local.
Decano reuniu-se com moradores por mais de três horas
Henrique Bolgue - Da Secretaria de Comunicação da UnB
A desocupação da Casa do Estudante foi suspensa depois de uma reunião entre estudantes e o decano de Assuntos Comunitários, Eduardo Raupp. Uma nova reunião, marcada para a próxima quarta-feira, às 18h, no Salão de Atos, definirá os rumos da negociação. Os estudantes que ainda estão na CEU querem garantir uma moradia dentro da área para que as condições sejam mantidas. O decano disse que não pode garantir a instalação na área do Campus, mas que estará aberto para ouvir as propostas dos moradores na quarta-feira.
A reunião de ontem à noite durou mais de três horas. Grande parte das reclamações dos atuais moradores foca a burocracia excessiva dos processos analisados pela Diretoria de Desenvolvimento Social. Há também a preocupação com a segurança dos contratos, já que eles temem que erros no sistema ou até mesmo atrasos no repasse dos recursos. Eles deixaram claro que todos concordam com a reforma, mas temem o abandono.
Além de cerca de 18 estudantes do movimento Fica CEU, estiveram presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes, da prefeitura do Campus e do decanato de Assuntos Comunitários. Eduardo Raupp disse que a reunião foi boa para melhor a informação de ambas as partes. Ele admite que há erros e espera corrigi-los. “Nossa visão foi sempre a da negociação”. Ele disse que as mudanças no decanato serão boas para reparar a relação que, para os estudantes, nunca foi satisfatória. “Infelizmente o histórico da nossa relação não é de confiança”, disse o estudante de filosofia Davi.
O decano garantiu que não haverá suspensão dos serviços e que o laboratório de informática voltará a funcionar ainda hoje. Ontem pela manhã, as chaves do laboratório foram levadas e os moradores ficaram sem acesso à internet. Segundo a diretora do Departamento Social, Maria Teresinha, o fechamento foi uma coincidência, já que o estagiário que cuida do local entrou de férias.
Na próxima reunião, serão discutidos o cronograma de desocupação e a formação de uma comissão para acompanhar a reforma e os casos emergenciais. A moradora Paula Teixeira espera que o movimento se torne democrático. “Queremos divulgar a todos que vai acontecer uma revisão”.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário