sábado, 14 de maio de 2011

SECOM, 10/06/2009: Reitor entrega termo de compromisso aos alunos da ocupação (por Camila Rabelo)

Presente em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1810

UnB Agência

MOVIMENTO ESTUDANTIL - 10/06/2009

Roberto Fleury/UnB Agência
Reitor entrega termo de compromisso aos alunos da ocupação

Documento traz a proposta da administração às demandas apresentadas pelos estudantes, acampados há dois dias na Reitoria

Camila Rabelo - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, se reuniu novamente com os alunos acampados no Salão de Atos na manhã desta quarta-feira, 10 de junho. Ele levou aos 25 estudantes presentes termo de compromisso com a proposta da Administração em resposta as demandas apresentadas pelos jovens. O documento, de seis páginas, será analisado pelo grupo durante a tarde. 

A reunião seguiu em tom amigável e acabou às 12h50. Os alunos ocupam o espaço desde as 15h de segunda-feira, dia 8, e permanecem no Salão de Atos, no terceiro andar do prédio da Reitoria (saiba mais aqui). “Agora, discutiremos o que vamos fazer. Acredito que muitas sugestões ou pontos poderão ser aprimorados no documento”, afirma Antônio Marques, aluno de Filosofia e morador da Casa do Estudante Universitário (CEU). Os novos pontos serão discutidos com a equipe técnica da UnB. “Completei a minha missão”, afirmou o reitor José Geraldo.

Entre as propostas apresentadas pela gestão, está a contratação de 390 profissionais para melhorar a segurança nos campi. Representa um aumento de 70% do número de trabalhadores do setor e a licitação deverá sair até dezembro. A Reitoria comprometeu-se a reajustar da bolsa permanência, equiparando o benefício ao valor do salário mínimo. A contrapartida dos alunos de baixa renda que recebem a bolsa é trabalhar. Diante da reclamação dos alunos, a gestão propôs que a atividade torne-se obrigatória apenas depois de um ano. 

Sobre a melhoria do transporte, a Administração sugeriu que um grupo de trabalho, com representantes do DCE e da Associação de Moradores da CEU, estude custos e benefícios para aumentar os itinerários do ônibus interno e a criação de uma linha entre os campi até o fim do semestre. Os estudantes também participarão de um grupo para revisar as normas da Casa do Estudante. Nos dois casos, a proposta final deverá ser aprovada pelos colegiados.

Durante a reunião, uma nova demanda foi apresentada pelo aluno Miguel Vieira, do 5º semestre de Ciências Naturais da UnB Planaltina. Ele relatou a falta de iluminação e assaltos frequentes em frente ao campus. Em seguida, entregou ao reitor um manifesto dos alunos contra a falta de segurança na região. “Temos postes, mas não temos luz”, disse. De acordo com o reitor José Geraldo, o assunto já foi discutido com o governador do Distrito Federal, Roberto Arruda, e será encaminhado junto com as demais demanas apresentadas pelas estudantes acampados. 

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário