segunda-feira, 9 de maio de 2011

SECOM, 08/05/2009: UnB e alunos discutem construção de nova Casa do Estudante

Presente em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1665

COMUNIDADE - 08/05/2009


Ceplan - UnB
UnB e alunos discutem construção de nova Casa do Estudante

Obra vai custar 12 milhões. Estudantes terão quartos individuais, mais privacidade, conforto e área de lazer

Darlene Santiago - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A Universidade vai construir uma nova Casa do Estudante Universitário (CEU). A proposta preliminar do projeto arquitetônico foi apresentada em audiência pública, nesta sexta-feira, 8 de maio, no anfiteatro 9. O projeto prevê a construção de cinco edifícios ao lado da Colina, possuindo 150 apartamentos com 4 quartos individuais cada, para atender 600 estudantes. A iniciativa já tem verba proveniente do Reuni, de 12 milhões e 600 mil reais.

O projeto já foi apresentado três vezes na CEU e já passou pela Comissão Permanente do Reuni. A expectativa é conseguir, até o final do semestre, que a obra seja aprovada no Conselho de Administração. A administração ainda não discutiu o futuro da atual CEU.

A audiência foi realizada no mesmo horário da posse da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes. Cerca de 15 alunos estavam presentes na audiência. Eles criticaram o local escolhido para a construção e deram sugestões para o projeto, como a criação de um bicicletário. “O projeto é melhor que o da nossa casa atual, mas tem muitos pontos que podem ser debatidos. Não vejo melhoras em termos de localização”, opinou o estudante Thiago Silva Rocha, de 22 anos. Ele cursa o 6° semestre de Engenharia Mecatrônica, mora na CEU há mais de dois anos e participa da comissão de moradores que discute a proposta. O DCE está engajado na causa. “Pareceu um bom projeto, mas precisa ser discutido. Vamos garantir um amplo debate com os estudantes”, afirmou Yuri Soares, 23 anos, estudante de história e coordenador-geral do diretório.
Também questionou-se a situação irregular de alguns moradores. “Discutimos um novo conceito de moradia, levando em conta a experiência que temos com a atual estrutura. Queremos que a nova casa funcione com regularidade, atendendo a todos de uma forma democrática e cidadã”, diz a decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes da Cunha. Segundo ela, cerca de 90 alunos aguardam uma vaga de moradia, enquanto 100 pessoas moram irregularmente no local. A decana lamentou a pouca presença de estudantes. Ela diz que há a possibilidade de realizar outra audiência para discutir o tema.

NOVA CASA – Segundo o Diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), Alberto Faria, o projeto procurou considerar as condições do alojamento existente. “Há vários pontos que identificamos como negativos. Banheiro pequeno, cozinha única, comunicação visual e sonora muito forte”, avalia. Além disso, a casa fica isolada, distante das linhas de ônibus, faculdade e institutos. Para projetar a nova obra, o grupo responsável fez uma pesquisa nos alojamentos para estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de São Paulo.
A iniciativa prevê apartamentos com quatro quartos individuais. O grupo criou duas propostas de apartamentos. Segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e co-autor do projeto, Marcílio Mendes Ferreira, o ponto forte do projeto é a estrutura dos apartamentos. “Os quartos são voltados para o nascente, o que oferece maior conforto térmico, melhor ventilação”, diz.

Segundo ele, o projeto foi inspirado no sistema de superquadras. São cinco edifícios interligados por calçadas. Apenas duas entradas principais e passarelas internas, o que garante maior segurança e controle de quem frequenta o local. Há pistas de corrida e uma área central de lazer, onde haverá equipamentos de ginástica.

O projeto promove a acessibilidade e sustentabilidade. Todos os apartamentos possuem dois banheiros, um deles apropriado para portadores de necessidades especiais. O projeto garante o aproveitamento da luz natural e maior ventilação. Também haverá instalações de reaproveitamento de água para uso com limpeza.

Rafael Dietzsch/UnB Agência
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário