sexta-feira, 10 de junho de 2011

UnB Agência, 31/01/2010: UnB inaugura mesa de negociação com estudantes

Presente em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2841


UnB Agência

COMUNIDADE - 13/01/2010

Fórum permanente vai estabelecer uma agenda das reivindicações do movimento estudantil e buscar consensos entre alunos e reitoria
UnB inaugura mesa de negociação com estudantes
Leonardo Echeverria e Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB


 Tamanho do Texto

A UnB inaugurou nesta quarta-feira, 13 de janeiro, a Mesa Permanente de Negociação com os Estudantes. É um fórum onde alunos e administração vão discutir as reivindicações do movimento estudantil, realizando avaliação e acompanhamento contínuo das questões em pauta. A Mesa Permanente é composta de 16 membros, oito da administração e oito dos estudantes. "Nossa pauta parte do termo de compromisso assinado pelo reitor durante a ocupação do Salão de Atos, em junho passado", esclarece a decana de Assuntos Comunitários, professora Rachel Nunes.
A mesa não substitui outros órgãos deliberativos da universidade, como a Câmara de Assuntos Comunitários. Mas vai ajudar a construir consensos entre estudantes e administração. "É um fórum permanente que nos vai permitir iniciar várias discussões que já acontecem no DCE, como a creche para estudantes e a biblioteca funcionando 24 horas", afirma Raul Cardoso, coordenador geral do DCE. "Agora que temos esse espaço dado, temos que ocupá-lo", completa.
Marcelo Camargo/UnB Agência
 
O primeiro ponto de pauta da mesa é a reforma da Casa do Estudante, que estava parada por causa de divergências sobre onde alocar os moradores durante a realização da obra. A reitoria havia oferecido alojamentos no Minas Tênis Clube e em outros clubes da cidade, mas os estudantes recusaram. Eles pediram que a UnB alugasse apartamentos na Asa Norte, o que também não foi aceito. Na reunião desta quarta-feira, foi criado um grupo de trabalho para elaborar novas propostas.
O grupo será presidido pelo assessor de Juventude da reitoria, Rafael Barbosa. Também participam membros da Associação de Moradores da Casa do Estudante (Amceu), do Decanato de Administração e Finanças (DAF) e da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). "A vontade da reitoria é fazer essa reforma logo, porque é uma necessidade imediata dos alunos", afirma Rafael Barbosa. Já existe a ideia de se fazer uma pesquisa entre os 250 moradores da Casa do Estudante para saber como eles preferem que seja feita essa realocação temporária, se a universidade aluga um espaço ou se os moradores recebem um auxílio-moradia para procurarem repúblicas.
Além da reforma na CEU, outros pontos que deverão ser discutidos na mesa de negociação são: segurança no campus, assistência de saúde aos estudantes, alimentação para alunos dos campi avançados, assistência estudantil e bolsa de permanência. A próxima reunião da mesa está marcada para o dia 26 de fevereiro. "Tudo indica que a inauguração dessa mesa vai ajudar muito a diminuir a tensão no diálogo", diz a professora Rachel Nunes.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário