domingo, 5 de junho de 2011

Globo, 04/06/2011: Estudantes da UnB fazem protesto pela liberdade de dois alunos presos

Presente em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/06/estudantes-da-unb-fazem-protesto-pela-liberdade-de-dois-alunos-presos.html


04/06/2011 15h32 - Atualizado em 04/06/2011 15h34

Estudantes da UnB fazem protesto pela liberdade de dois alunos presos

Estudantes foram presos por atear fogo em conteiner de lixo.

UnB considera que o ato dos estudantes não foi de caráter criminal.

Do G1 DF
Um grupo de alunos da Universidade de Brasília (UnB) vão fazer uma manifestação em frente ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade, em Brasília, para pedir a soltura imediata de dois estudantes, que ocorreu nesta sexta-feira (3). Eles atearam fogo em um conteiner de lixo na Casa do Estudante Universitário (CEU) em protesto contra a desocupação dos imóveis.

Duas alunas se acorrentaram no fim da tarde desta sexta (3) no prédio da reitoria da universidade. As estudantes Maria Eugênia Matricardi e Gleysiele Barbosa Martins retiraram as correntes no início da tarde desta sábado (4) para participar do protesto.

“Se a manifestação não surtir efeito, vamos voltar a nos acorrentar”, prometeu a estudante Maria Eugênia Matricardi.

A estudante Gleysiele Barbosa Martins afirma que o protesto não vai terminar enquanto os colegas não forem libertados. “Não vivemos em uma ditadura para prender dois estudantes por atearem fogo em um conteiner de lixo”, disse.

O advogado dos estudantes, Gilson dos Santos, informou que entregou na manhã deste sábado o pedido de soltura no plantão judicial do Tribunal Regional Federal. “Ainda não temos uma posição do juiz de plantão. Como o incidente ocorreu na UnB, passa a ter caráter federal”, afirmou.

Gilson dos Santos espera que a decisão da Justiça pela liberdade dos alunos da UnB saia ainda neste sábado. “Esta decisão não pode demorar. Caso contrário, os rapazes serão levados na próxima terça-feira (7) para o Complexo Penitenciário da Papuda; dia que ocorre a transferência dos presos”, enfatizou o advogado.

O decano de Assunto Comunitário da UnB, Eduardo Raupp, disse que a universidade está dando todo apoio para os estudantes que estão detidos. “Uma assistente social está na DPE para acompanhar se os alunos estão passando por alguma necessidade com relação a alimentação, roupa e saúde”, disse.

De acordo com Raupp, a UnB considera que os alunos não tiveram intenção criminal ao queimarem o conteiner. “Eles foram imprudentes, mas não tiveram a intenção de ferir ninguém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário