quarta-feira, 1 de junho de 2011

SECOM, 16/06/2009: Estudantes discutem ocupação em assembleia (Lorena Castro)

Presente em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1835

UnB Agência

MOVIMENTO ESTUDANTIL - 16/06/2009


Estudantes discutem ocupação em assembleia
Pauta do encontro, definida pelo DCE e pelos Centros Acadêmicos, inclui o controle das fundações de apoio

Lorena Castro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Os estudantes da Universidade de Brasília realizam amanhã, 17 de junho, a primeira assembleia geral de 2009. O encontro, marcado para às 12h, na entrada do Minhocão Norte, discutirá assistência estudantil e o recredenciamento da Finatec, uma das principais fundações de apoio da instituição. A pauta foi definida na reunião do Conselho de Entidades de Base – DCE e CA’s – realizada na semana passada. 

Os dois temas eleitos movimentam a instituição. Na quinta-feira, 18 de junho, o Conselho de Administração definirá novas regras para o recredenciamento das fundações de apoio à UnB. O DCE quer um posicionamento dos estudantes sobre o tema. A assistência estudantil é um assunto que tem mobilizado os universitários.

Desde o dia 8 de junho, alguns jovens estão acampados no Salão de Atos da Reitoria pedindo melhorias na Casa do Estudante Universitário (CEU) e aumento no número de bolsas de estudos. Dois dias depois de começarem o movimento, o reitor José Geraldo de Sousa Junior entregou um termo de compromisso em resposta às demandas apresentadas pelos alunos. Desde então, os estudantes analisam o documento.

O coordenador-geral do DCE da UnB, Raul Cardoso, afirma que a entidade apoia as reivindicações dos estudantes acampados. Contudo, faz ressalvas. “Estamos de acordo com as pautas, com exceção da saída de pessoas da administração. Nossa luta é pela mudança da política e não dos nomes da atual gestão”, disse. Um dos pontos apresentados pelos estudantes acampados foi a saída da decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes. 

Para os demais alunos, a ocupação é desconhecida. Para a estudante do 1º período de Direito Flaviane Siqueira, houve pouca divulgação. “Grande parte dos universitários não sabe que há um grupo acampado na Reitoria e muitos menos os motivos da ocupação”, afirmou. Colega de Flaviane, Ingrid Lannes, 18 anos, completou que os manifestantes deveriam ter mobilizado a comunidade universitária antes de ocupar o espaço na universidade.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário