sexta-feira, 10 de junho de 2011

UnB Agência, 09/06/2011: UnB vai alugar mais apartamentos para alojar estudantes

Presente em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/06/unb-vai-alugar-mais-apartamentos-para-que-ninguem-fique-desalojado.html?utm_source=g1&utm_medium=email&utm_campaign=sharethis

09/06/2011 16h12 - Atualizado em 09/06/2011 16h15

UnB vai alugar mais apartamentos para alojar estudantes

Decano de assuntos comunitários anunciou medida durante audiência pública.
Alunos e reitor discutiram sobre desocupação da Casa do Estudante e reforma.

Do G1 DF
 
A Universidade de Brasília vai alugar mais apartamentos que a demanda de estudantes durante a reforma na Casa do Estudante Universitário (CEU). “Ninguém vai ficar desalojado só porque a casa está fechada”, afirmou o decano de assuntos comunitários, Eduardo Raupp, durante audiência pública nesta quinta-feira (9).

Raupp também afirmou que a UnB vai apurar as denúncias de que servidores agrediram estudantes no episódio que culminou com a prisão de dois alunos na última sexta-feira. Ele disse, porém, que a instituição não vai acatar o pedido de transferência ou afastamento dos funcionários. “A administração não admite esse tipo de interferência”, declarou.

A respeito das solicitações dos estudantes, Raupp negou a possibilidade de ofertar vagas na Colina, quadra reservada à moradia de professores e servidores da UnB. Ele disse, porém, acreditar ser possível atender os pedidos de trancamento geral de matrícula ou trancamento justificado de disciplinas e garantia de bolsa-permanência.

Para o Diretório Central dos Estudantes, outros pontos também deveriam ser garantidos pela universidade, como indenização por danos morais por parte da administração da universidade e abono de faltas para os estudantes que se sentiram prejudicados.

O reitor, José Geraldo Sousa Júnior, destacou que o encontro era importante para garantir a transparência e o caráter democrático do processo de desocupação da CEU. Ele afirmou esperar que a audiência pública auxiliasse na retomada do diálogo entre estudantes e universidade.

Remanescentes
Segundo Raupp, há atualmente dez alunos em situação regular na casa e apenas um não fez opção entre as possibilidades ofertadas pela UnB: receber auxílio de R$ 510 para, em grupo, locar um imóvel, ou se mudar para apartamentos alugados pela UnB.

Ele disse também que outras 13 pessoas estão na casa em situação irregular – não têm vínculo com a universidade ou, apesar de estarem na instituição, não atendem aos requisitos do programa de moradia estudantil. “A universidade não tem alternativas para oferecer a essas pessoas”, disse.

Presente no encontro, uma moradora em situação irregular disse que, apesar de formada, não saiu da casa por não ter condições. Ela questionou os critérios da universidade, como o de não contemplar outras pessoas em situação semelhante à dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário